Com o objetivo de despertar na criança, o gosto pela ciência, através da música, resolvemos criar a obra “CANÇÃO DA CHUVA”:
Trata-se da estória de uma gotinha de água - orvalho que se forma numa manhã fria e, que depois, ao receber os raios de calor do sol , sobe, formando com as outras gotinhas, as nuvens. Quando as gotas passam numa camada mais fria, se juntam formando gotas maiores resultando disto, a chuva. A criança entenderá melhor o fenômeno se um adulto participar molhando a palma da mão, virando-a para baixo e observando as pequenas gotas penduradas e, ao erguer um pouco os dedos, estas se unem formando gotas maiores, que então caem.
Gotinha + gotinha = gota.
Gota = gota = gotão.
Quando tiver um gotão tem precipitação.
Nos desenhos foram observados os detalhes de gotas subindo (pontinha para baixo) e depois , quando caem (pontinha para cima).
Já no final, quando entender melhor , está o Ciclo da água e podem ser visualizadas as posições para violão.
Uma mulher grávida ao escutar esta música calma (melodia do cravo e a rosa), internalizará e passará esta serenidade ao feto . Desta maneira, mais tarde este bebê/criança, lembrará da estória/música e, o som da chuva, inclusive acompanhado de uma trovoada, o acalmará muitas vezes. |