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OFICINAS PEDAGÓGICAS E INTERDISCIPLINARES

ENSINANDO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Professor Reimundo Vicente Werlang

Imprima o currículo do Professor Vicente

            O Professor Reimundo Vicente Werlang atua no Ensino Fundamental e Médio há 37 anos, nas disciplinas de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia. Por dez anos, atuou como professor da disciplina de Física Experimental na UNICRUZ – Cruz Alta/RS. Atualmente, trabalha na ULBRA – Carazinho, no Curso de Design (Física) e Engenharia de Produção (Física e Matemática), Colégio Sinodal de Ibirubá. É ministrante de Oficinas de Ciências e Matemática em diversas regiões e a palestra de maior destaque foi “Aquecimento Global, Amazônia e Nordeste”, no III ENCONTRO ESTADUAL DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O APERFEIÇOAMENTO CIENTÍFICO, realizado em Recife (Pe) em novembro de 2007.

       Embora tenha iniciado suas obras literárias com polígrafos mimeografados e à tinta, sua primeira obra publicada e registrada na Biblioteca Nacional foi o livro de Ciências da 8ª série do Ensino Fundamental, em 1995, o que deu origem à LEW Editora. A partir dali, surgiram também: Aninha H2O e Canção da Chuva (livros infantis), Jogo da Tabuada, Tabela Periódica de Elementos Químicos e os livros didáticos de Física da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, obras conhecidas em muitos estados do Brasil.
 
            É sócio-gerente da LEW Editora na cidade de Tapera, e mantém parceria com diversos autores dando origem a mais de 100 títulos.

            Foi orientador dos trabalhos dos alunos vencedores da 5ª e 6ª Feira de Tecnologia da UFSM, de 2005 e 2006, respectivamente.


Oficina nº 1: A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS.
Oficina nº 2: GELO – DILATAÇÃO ANORMAL DA ÁGUA.
Oficina nº 3: DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS.
Oficina nº 4: EXPERIÊNCIA DO OVO E RELAÇÕES COM O TRANSPORTE.
Oficina nº 5: PRESSÃO ATMOSFÉRICA.
Oficina nº 6: DENSIDADE DOS GASES (EFEITO ESTUFA).
Oficina nº 7: A ÁGUA.
Oficina nº 8: ELETRICIDADE.
Oficina nº 9: ONDAS – RADIAÇÕES.
Oficina nº 10: CALOR I – PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO.
Oficina nº 11: CALOR II – CONSEQÜÊNCIAS: DILATAÇÃO TÉRMICA.
Oficina nº 12: CALOR III – MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO.
Oficina nº 13: VEGETAIS E ANIMAIS DO NOSSO MUNICÍPIO E DO ESTADO.
Oficina nº 14: DESTILADOR ALTERNATIVO.
Oficina nº 15: A GALINHA – EXTERNA E INTERNAMENTE.
Oficina nº 16: MINERAIS E SOLOS DO NOSSO MUNICÍPIO E DO ESTADO.
Oficina nº 17: MECÂNICA I - MOVIMENTOS
Oficina nº 18: MECÂNICA II - DINÂMICA.
Oficina nº 19: MECÂNICA III - EQUILÍBRIO
Oficina nº 20: MAGNETISMOÇÃO

Oficina nº 21: ÓPTICA I - REFLEXÃO (COM LASER)
Oficina nº 22: ÓPTICA II - REFRAÇÃO (COM LASER)

Clientela Preferencial:
Professores das Séries Iniciais e Professores de Ciências e Matemática.

Duração de cada Oficina: 04 horas.

Observações:
Em cada oficina:

1º) Dá-se ênfase aos questionamentos e/ou entrevistas com pais, pessoas idosas e profissionais.
2º) Mostra-se a importância e a beleza deste conteúdo.
3º) Relações do conteúdo (práticas realizadas) com as outras áreas do conhecimento e a comunidade local.

 


Palestra nº 1: AQUECIMENTO GLOBAL - EFEITO ESTUFA, VERDADES E MITOS
Palestra nº 2: EMPREENDEDORISMO EM TURISMO.
Palestra nº 3: HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ALTO JACUÍ – ANTES E DEPOIS DO CICLO DA SOJA.
Palestra nº 4: INFLUÊNCIA DAS ESTRADAS NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO ALTO JACUÍ.
Palestra nº 5: HISTÓRIAS E ESTÓRIAS.  

Clientela Preferencial para as Palestras:
Empresários, profissionais liberais, estudantes, professores e comunidade em geral.

Duração de cada Palestra: 02 horas.


Oficina nº 1: A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Relação da Matemática com as outras áreas do conhecimento;

O Tablado: - sua exploração nas diversas séries e com todas as operações;
- a tabuada.

A Interpretação Gráfica: - medidas;
- as tabelas, levantamento de dados;
- linha de tempo;
- levantamento de preços de produtos;
- alturas e massas dos alunos - suas variações a cada ano.

Relação entre a Polegada e o Pé: - pesquisar o que é e quanto valem em cm.

Determinação do Valor do ? (pi);

Passeio com os Alunos: - caminhar e identificar figuras que encontram pelo caminho (coisas redondas, triangulares, retangulares, etc..).

Oficina nº 2: GELO - DILATAÇÃO ANORMAL DA ÁGUA

Como se dá a formação do gelo;
A pressão atmosférica e o ar presente na formação do gelo (introdução de um objeto pontiagudo);
A geada e suas conseqüências;
O granizo;
O gelo risca?
Regelo (toalha molhada gruda);
Relações com a vida diária do aluno;
Teatro Aninha H2O.

Oficina nº 3: DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

Volume de um corpo;
Volume de um corpo de forma irregular;
Massa de um corpo;
Densidade da água;
O que influi na densidade de um corpo;
Por que uns corpos flutuam e outros afundam;
Por que o pão de milho não "cresce" tanto quanto o de trigo;

Oficina nº 4: EXPERIÊNCIA DO OVO

Origem do ovo;
Ovo em água comum e água salgada: - relação com transportes, custos;
Por que o sal é o alimento mais barato do mercado? (pesquisa)
De onde vem o sal? (pesquisa)
De onde vem os outros alimentos? (pesquisa e entrevista)

Oficina nº 5: PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Causas da Pressão Atmosférica;
Provas da existência - Práticas;
Conseqüências: Observação de uma gota;
Tensão superficial.

Oficina nº 6: DENSIDADE DOS GASES


Densidade do ar;
Por que uns gases sobem e outros descem na atmosfera;
Experiência do balão;
O que faz uma experiência dar certo (preparação de uma solução ou concentração);
Experiência da vela. a) Por que a chama apaga?
b) Por que sobe a água no copo, ao apagar a chama? Quanto ela subiu?
c) Por que a fumaça primeiro sobe, depois desce?

Oficina nº 7: A ÁGUA

O empuxo (Principio de Arquimedes);
Conseqüências do Empuxo - Flutuação (peixes, navios, etc.);
Pressão da água - provas;
Por que ao apertar a saída da torneira, a água atinge maior distância?
Conseqüências da Pressão da Água - varizes
caixas de água
barragens
açudes.
Principio de Pascal - conseqüências e aplicações;
Vasos Comunicantes.
Pluviômetro.

Oficina nº 8: ELETRICIDADE

Eletrização:
Causas e conseqüências;
O raio (relâmpago e trovão).

Condutores e Isolantes;
O Choque elétrico - perigos da eletricidade;
Origem e Produção da Eletricidade;
Benefícios que a Eletricidade trouxe;
Como eram as residências deste município antes da eletricidade;
Que outras formas de energia poderiam ser exploradas em nosso município?

Oficina nº 9: ONDAS - RADIAÇÕES

Base teórica sobre Ondas e Acústica: freqüência
Comprimento de uma Onda
Benefícios e Malefícios
Como se propagam as Ondas Mecânicas - o Som;
Como se propagam as Ondas Eletromagnéticas - luz
Infravermelhos
Ultravioletas
Ondas de TV
Antena Parabólica
Forno de Microondas.

Oficina nº 10: CALOR I - PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO

Origem do calor do nosso corpo;
Origem do calor do Sol;
Formas de propagação do calor: Condução: Bons e maus condutores de calor;
Irradiação: Exemplos:
Convecçao: Exemplos:
Formação dos ventos (temporais).

Oficina nº 11: CALOR II - CONSEQÜÊNCIAS: DILATAÇÃO TÉRMICA

Dilatação dos sólidos - Pirômetro de quadrante.
Anel de gravezande.
Dilatação dos líquidos - o termômetro - Temperatura do gelo.
Temperatura do corpo humano.
Temperatura de ebulição da água.
Dilatação dos gases - expansão e compressão térmica (balão e seringa descartável).

Oficina nº 12: CALOR III - MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

Experiência da geada: condensação, solidificação e fusão.
Velocidade de evaporação: molhar dedos com água, álcool e éter. (relacionar com o fato de sentirmos frio quando saímos do banho molhados).
Influência da pressão atmosférica no ponto de ebulição: ferver água a 60ºC.

Oficina nº 13: VEGETAIS E ANIMAIS DO NOSSO MUNICÍPIO

Que vegetais são originários da nossa região? Por que alguns quase não existem mais?
Que animais são originários de nossa região? Por que alguns quase não existem mais?
Que vegetais foram trazidos de outras regiões? Por que? Quais as conseqüências dessa mudança?
Qual é a importância dos vegetais? (economia, meio ambiente, etc.)
Pesquisa - gincana:
- Quais são as maiores árvores e áreas florestais do nosso município e onde estão localizadas (mapa).
- Quais são os mamíferos e aves originários de nossa região que ainda existem no nosso município? Do que se alimentam?
- Quais são os mamíferos e aves em extinção? E quais já são extintos?

Oficina nº 14: DESTILADOR ALTERNATIVO

Dar uma idéia de como utilizar material de sucata para fabricação de material para laboratório: manga de soro e "litrão".
Destilação do vinho ou outra substância que contém corantes.

Oficina nº 15: A GALINHA

Observação externa: sistema de proteção, sistema locomotor, digestivo, respiratório e reprodutor.
Observação interna dos sistemas: digestivo, urinário e reprodutor.

Oficina nº 16: MINERAIS E SOLOS DO NOSSO MUNICÍPIO

Tipos de solos encontrados. (quais servem para a agricultura, tijolos, etc.) - mapa.
Tipos de rochas encontradas. (economia e história) - mapa.

Oficina nº 17: MECÂNICA

Velocidade de um corpo;
Aceleração de um corpo;
Queda de corpos;
Princípio de inércia;
Princípio de ação e reação;
Força elástica e força resultante.

Oficina nº 18: MAGNETISMO

Ímãs naturais;
Ímãs artificiais - como obtê-los;
Campo magnético da Terra;
Poder magnético;
Bússola;
Linhas de campo magnético.

Oficina nº 19: ÓPTICA I - REFLEXÃO

Espelhos planos: Formação de imagens - características;
Campo visual;
Espelhos em ângulo;
Leis da reflexão.
Relações matemáticas;
Espelhos curvos: Formação de imagens num espelho convexo;
Formação de imagens num espelho côncavo.
A fibra óptica.

Oficina nº 20: ÓPTICA II - REFRAÇÃO

Práticas que evidenciam a refração da luz e suas relações com outros fenômenos;
O arco-íris; O prisma;
As lentes - O olho humano;
Formação de imagens em lentes convergentes;
Formação de imagens em lentes divergentes.
Disco de Newton.


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