APRESENTAÇÃO
O conhecimento de Geometria permitiu
aos egípcios resolver problemas de medição de terras e a construção
de pirâmides. Era uma Geometria puramente experimental.
Por volta do século III a. c.
Euclides - matemático grego - conseguiu reunir em treze volumes tudo o
que se conhecia sobre ela. Os filósofos gregos costumavam colocar nas
portas de suas escolas a seguinte frase: “Não entre nesta Escola se
você não aprendeu Geometria.” Isto revela a grande importância dada a
ciência.
No entanto, hoje nas escolas de 1º
Grau do Ensino Fundamental, ela está relegada ao segundo plano. Os
professores organizam os conteúdos de tal modo que a Geometria ocupa a
parte final, preocupando-se mais com a Álgebra.
O entendimento da Álgebra demora,
quer sua abstração como pela pequena aplicabilidade, não sobrando tempo
para desenvolver a Geometria, tão necessária ao aluno.
Sendo que, o professor quando pretende
trabalhar, fica inseguro quanto à forma e técnica de trabalho. Os livros
são ótimos na fixação dos assuntos, ignorando metodologias e material
adequado.
Foi com estas preocupações que
tentamos com os professores de Matemática de 7ª série organizar um
texto básico a ser desenvolvido em dois bimestres. Para fixação poderá
ser usado o livro texto do aluno.
A Geometria Experimental consta dos
assuntos: conceitos primitivos, ângulos, triângulos, quadriláteros e
círculo.
Segundo as observações dos
professores que puseram em prática este texto, houve interesse,
participação e boa aprendizagem dos alunos.
“O
importante é nos tornarmos
eternos estudantes, pesquisadores.”
Prof. Telmo
Aloysio Hartmann
|