APRESENTAÇÃO
A Física é o mais
belo instrumento para compreender o mundo em que vivemos. Partindo desse
princípio, seu estudo deveria se tornar um aprendizado agradável; porém
o que vemos é uma abordagem demasiadamente matemática (com fórmulas e
cálculos), que apavoram os alunos, antes mesmo de terem tempo de
considerar a Física uma ciência viva e aplicável.Não queremos com
isso, dizer que o instrumental matemático não seja necessário para
quantizar os fenômenos Físicos. Até porque, algumas Universidades ainda
exploram somente este lado matemático em questões de vestibular, como
algumas das abordadas neste livro, por essa razão, e que, infelizmente,
pouco ou nada tem a ver com os fenômenos Físicos ou da vida diária.
A experiência de mais de vinte e cinco anos com alunos do Ensino Médio,
na disciplina de Física, nos fez refletir sobre esse assunto, e nos leva
a questionar que método, eu, professor, devo aplicar para fazer com que o
meu aluno adquira o gosto pela disciplina. Por isso, acreditamos que, ao
iniciar cada assunto com uma pesquisa ou questionamento, mostrando, na
prática, os fenômenos Físicos e seus porquês, o aluno poderá
construir a sua aprendizagem, avançando e resolvendo os problemas
propostos e situações reais. Dessa maneira, adquire o gosto pela Física
porque entende “o que faz” e “para que faz”.
Neste livro, apresentamos a Eletricidade, Magnetismo e Óptica com
sugestões de pesquisa inicial, práticas para tornar as aulas de Física
mais atrativas. Além disso, os exercícios resolvidos e as questões
propostas levam o aluno a analisar, na prática, as aplicações daquilo
que estudou, bem como ter uma visão de questões das provas de Física
dos Vestibulares que as Universidade exploraram nos últimos anos, desse
assunto.
Tapera, março de
2007.
Prof. R. Vicente
Werlang
|