APRESENTAÇÃO
A Física é o mais belo instrumento para compreender o mundo em que
vivemos. Partindo desse princípio, seu estudo deveria se tornar um
aprendizado agradável; porém o que vemos é uma abordagem demasiadamente
matemática (com fórmulas e cálculos), que apavoram os alunos, antes
mesmo de terem tempo de considerar a Física uma ciência viva e
aplicável.
Não queremos com
isso, dizer que o instrumental matemático não seja necessário para
quantizar os fenômenos Físicos. Até porque, algumas Universidades ainda
exploram somente este lado matemático em questões de vestibular, como
algumas das abordadas neste livro, por essa razão, e que, infelizmente,
pouco ou nada tem a ver com os fenômenos Físicos ou da vida diária.
A experiência de
mais de vinte e cinco anos com alunos do Ensino Médio, na disciplina de
Física, nos fez refletir sobre esse assunto, e nos leva a questionar que
método, eu, professor, devo aplicar para fazer com que o meu aluno
adquira o gosto pela disciplina. Por isso, acreditamos que, ao iniciar
cada assunto com uma pesquisa ou questionamento, mostrando, na prática,
os fenômenos Físicos e seus porquês, o aluno poderá construir a sua
aprendizagem, avançando e resolvendo os problemas propostos e situações
reais. Dessa maneira, adquire o gosto pela Física porque entende “o que
faz” e “para que faz”.
Neste livro,
apresentamos a Mecânica dos Fluidos, Termologia e Oscilações com
sugestões de pesquisa inicial, práticas e textos introdutórios para
tornar as aulas de Física mais atrativas. Além disso, os exercícios
resolvidos e as questões propostas levam o aluno a analisar, na prática,
as aplicações daquilo que estudou, bem como ter uma visão de questões
das provas de Física dos Vestibulares que as Universidade exploraram nos
últimos anos, desse assunto.
Tapera, março de 2008.
Prof. R. Vicente Werlang
e Profª. Maria Denize Vinchiguerra
7ª Edição
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